segunda-feira, 14 de junho de 2010

Os presidenciáveis no Twitter

Publicado no Portal Terra em 8/06/2010 com o título "Raio-X dos perfis de Serra, Dilma e Marina no Twitter" e escrito por Ivan Guevara e Ana Brambilla. Os gráficos foram extraídos do serviço Followers Wonk. – Walter Dos Santos
A presença dos pré-candidatos à Presidência da República em redes sociais como o Twitter tem se consolidado como um dos diferenciais desta Eleição. Que Serra twitta de madrugada e que as duas pré-candidatas tem assessores para mídias sociais já não é novidade. Mas a pergunta que fazemos é: o que mais pode estar por trás dos tweets dos presidenciáveis-twitteiros?

Com a ajuda de algumas ferramentas online, descobrimos, por exemplo, que Marina, Dilma e Serra têm apenas um following em comum: o perfil do blog do jornalista Ricardo Noblat, que retribui o “follow” do trio.


Também é baixo o número de contas em comum seguidas apenas por Dilma e Marina: só o perfil @congemfoco está na lista das timelines observadas por elas. Trata-se do site de análise política Congresso em Foco que, curiosamente, não segue nenhuma das duas pré-candidatas.

Já Serra e Dilma compartilham dois following: o senador Delcídio Amaral (PT-MS) e a jornalista Cristina Lobo.

Quem tem mais afinidade, pelo menos no mundo do twitter, é Serra e Marina. Eles possuem o maior número de contas em comum: sete. Entre elas estão o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o apresentador Marcelo Tas, e o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ).

Até o momento em que este post foi fechado, o gráfico dos followings de Dilma, Serra e Marina estava assim: (ver gráfico acima)

Observe: só nessa amostragem, Serra segue dois twitteiros de partidos da oposição. Espiar a concorrência faz parte da estratégia?

Até o momento em que este post estava sendo escrito, Serra liderava o número de contas seguidas, somando 5,018 perfis; já Marina segue 123 contas; e Dilma apenas 71.

Outra curiosidade é por quais ferramentas/sites os presidenciáveis postam seus tweets. Se conferirmos os últimos sete dias, constatamos que Dilma e Serra são mais “clássicos”, escrevem suas mensagens da própria página do Twitter na web. Já Marina é mais ousada, prefere ferramentas como HootSuite e Seesmic.

Bem que a gente gostaria de comparar os followers dos 3 pré-candidatos no Twitter. O problema é que a ferramenta que usamos para esta análise alertou que José Serra tem seguidores demais para fazer a comparação. Aliás, se alguém conhecer outra ferramenta de comparação de perfis, a gente agradece pela sugestão.

Mesmo sendo possível só sobrepor os followers das presidenciáveis, elas compartilham mais de 23 mil seguidores. Serão indecisos ou fanáticos por campanha eleitoral?
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/walterdossantos

Share/Bookmark

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails