sexta-feira, 26 de março de 2010

Falem com os baianos, por exemplo


Não queria voltar ao assunto Reinaldo Azevedo, mas uma coincidência me fez mudar de ideia. Coincidências, disse Nélson Rodrigues, são sempre inteligentes.

Como sabem, a campanha do editor da Veja contra a greve dos professores da rede pública do Estado de São Paulo continua. Pois bem, num post dedicado a esculhambar o apoio de Aloizio Mercadante a esse e outros movimentos grevistas, disse ele:

"E Mercadante quer ser governador de São Paulo. Então as coisas funcionam assim: quando os petistas estão no poder, seus sindicalistas vão se contentando com o que têm. Perguntem se, nos estados onde o partido é governo, os servidores levam uma vida proporcionalmente melhor do que os de São Paulo. A resposta, obviamente, é não! Falem com os baianos, por exemplo. É óbvio que o partido não vai promover agitação contra um dos seus. Quando os petistas são oposição, aí eles põem para funcionar a máquina de desestabilizar governos."

Mas eis que, no mesmo dia, lemos no R7:

"Professores de escolas estaduais na Bahia fizeram greve de um dia nesta quinta-feira (25).

Eles querem o pagamento de um benefício salarial que foi conquistado em 1994, na época dos planos Verão e Collor.

Uma manifestação foi realizada pelos docentes diante do Fórum Rui Barbosa, em Salvador. Segundo o APLB (sindicato dos professores da Bahia), o governo do Estado não pagou o bônus."

E em 2007, portanto já no governo Jaques Wagner, houve uma greve de 55 dias. Jaques Wagner, vale lembrar, não só é petista como amigo próximo do presidente (esse história de amigo pessoal é reduntante, não?).

Seria o sindicato dos professores da Bahia, apesar de filiado à CUT, massa de manobra do PSDB?

Prefiro a explicação mais simples: há tantas greves na educação pública brasileira porque a situação é indecente. E, repito, é uma pena que isso não seja pauta prioritária nas eleições.

Mas isso tudo não tem importância para quem, como bem observou Renato, dispõe de plenos poderes criacionistas.

P.s. - A enorme nuvem negra que hoje desabou sobre São Paulo e me deixou quase duas horas num ônibus também foi massa de manobra do PT?

Share/Bookmark

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails